O Brasil segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a vacina contra a febre amarela é uma dose única que vale para a vida inteira. Embora atualmente vários estados estejam aplicando a vacina fracionada – que precisa ser aplicada em duas doses – o secretário de Saúde do Rio de Janeiro Luiz Antônio de Souza Teixeira afirmou que a vacina aplicada no estado é integral. Ou seja, em dose única.
O secretário destacou que quem se vacinou no ano passado não precisa se vacinar outra vez. E que não há necessidade de correr e enfrentar filas nos postos de saúde, porque há vacinas para toda a população.
A Secretaria Estadual de Saúde vai promover no dia 27 de janeiro, um sábado, um dia D de vacinação contra a febre amarela, em todas cidades do estado do Rio de Janeiro, não só nos postos de saúde, mas nos quartéis do Corpo de Bombeiros. A dose aplicada no evento também será a integral.
“Essa pessoa, que quer tomar vacina novamente, está sendo exposta mais uma vez ao vírus da febre amarela e passa a ter as chances de desenvolver a doença, ao receber novamente uma carga viral. Então, é importante que as pessoas tenham consciência de que, se já foram imunizadas, não precisam se vacinar de novo”, disse Teixeira
O secretário explicou ainda que, de acordo com a programação do Ministério da Saúde, somente a partir de 19 de fevereiro o Rio de Janeiro vai passar a aplicar a dose fracionada.
Fonte: G1
Tags:
Vacinação